A composição 3D que representa o
Hall, feita por Nathália Mendes, utilizou o papel como material principal, sob
o qual desenvolveu dobraduras (folding techniques). As formas conseguidas com
as dobraduras remetem, de maneira clara, à escada em curva, elemento do hall
que mais influenciou a confecção do objeto, pela repetição e entrelaçamento
dessas formas alusivas. Por outro lado, outro elemento do espaço que se
encontra representado na composição foi o piso de mármore, que intercala o
preto e o branco, as cores utilizadas no objeto. Desse modo, cria-se uma
composição que joga com as concepções de “dentro e fora” e que permite a
observação por vários ângulos, apesar de a definição de uma base restringir
essa gama de perspectivas de visualização. A obra adquire, pelo conjunto de
características apontadas, uma expressividade e interesse visual que aponta
para sua tridimensionalidade, embora também possua uma limitação relacionada às
capacidades interativas, tornando-se mais um objeto que tem por finalidade a
observação do que um campo aberto para multiplicidade e imprevisibilidade no contato
com o público. Ou seja, um objeto construído sob a perspectiva da “finalística”,
e não da “programática” de Flusser.
Após a leitura do texto "Animação cultural", a primeira ideia que me impressionou está relacionada à importância dos objetos como animadores e modeladores da vida humana. Isso pode ser facilmente observado no cotidiano, ao ouvirmos considerações como "é impossível viver sem internet" ou "não consigo imaginar um dia sem computador". Os objetos, mais do que criações auxiliadoras dos homens, se tornam produtores de sentido para a vida, fontes de trabalho, objetos de sonho e, portanto, dependência. Já a segunda ideia é relativa à relação triangular entre os fenômenos animados, inanimados e culturais, em que os dois primeiros geram o terceiro, que, por ser condicionado pelos precedentes, pode ser compreendido de duas formas. Essa maneira de compreender os objetos pode ser aplicada a tudo à nossa volta, descortinando a relação dos indivíduos com seu meio e as necessidades e demandas de criação. Por outro lado, pode-se considerar, como foi proposto em sala, ...
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